Bushikai Institute of Martial Arts Members Area

Bushikai Institute of Martial ArtsMembers Area

News

Campeonatos do mundo Karate Jap?o Agosto de 2010

Posted by Wado Bushikai on September 17, 2010 at 4:05 AM

A Wado Bushikai integrou a comitiva da Wado-Kai Portugal ao Campeonatos do Mundo de Karate da Federação Japonesa de Karate Wado-Kai em Nagoya em 15 Agosto de 2010.

 

3 membros da Wado Bushikai, branch Oficial da Wado-Kai, foram convocados. Artur Pinto para Kumite equipe e Kumite individual -84kg, Marco Pinto para Kumite equipe e Kumite individual +84Kg e Duarte Silva para Juniores kumite individual e Kata individual. Cada um representado os seus Clubes, Associação Académica da Amadora, Benavente no Wado Bushikai e Queijas no Wado Bushikai, respectivamente.

 

Para alem desta participação também os 3 foram realizar exames de Dan perante o quartel General da Wado-Kai.

 

Na sua deslocação até ao objectivo, passariam pela lindíssima cidade de Kyoto, antiga capital do Japão feudal e tiveram oportunidade de conhecer melhor esta cidade. Sem duvida que quem espera conhecer o Japão tem de passar por Kyoto pois é um lugar onde se consegue sentir, o Japão que popula os sonhos e mitos de todos nós ocidentais. ;)

 

Os campeonatos foram pautados por um elevado número de participações de países de todo o mundo e o nível da competição foi elevado. As ambições Portuguesas eram reduzidas. A comitiva não dispôs de apoios suficientes para a na sua deslocação e alem disso os membros da Wado Bushikai foram com algumas lesões ainda em recuperação.:/

 

Apesar disso, a prestação, se não com resultados a nível de classificação, ficou marcada pelos vários elogios à combatividade e seriedade dos lutadores Portuguêses, que nunca desistiram, não tentaram enganar os árbitros, nem adoptaram nenhum esquema de competição para ganhar mais facilmente. Apenas Kumite, de forma nobre e verdadeira, com respeito pelos adversários mas demonstrando que estavam ali para dar luta séria a qualquer um e que em combate se bateriam sempre com honestidade e espiríto. Obsoletos, uma velha guarda, neste novo karate pipoca! :lol:Mas muitos dos "velhos" instrutores recordaram com saudade outros tempos, em que o Karate era para homens de barba rija e se combatia acima de tudo com honra e coragem. :roll:

 

Artur Pinto e Marco Pinto ficaram nos quartos-de-final das suas categorias. Duarte Silva ficou nos oitavos de Final na categoria de Kumite juniores, e nas eliminatórias de kata. Apesar de se ter batido muito bem e tendo em conta que esta foi a sua primeira participação num campeonato internacional.

Duarte foi ainda chamado a participar na equipe de Kumite Sénior pois a mesma dispunha de apenas 3 elementos, quando deveriam ser 5 mais dois suplentes, tendo demonstrado uma coragem e espiríto que são apanágio da wado bushikai. O espiríto de luta, em qualquer circunstancia e sobre qualquer situação, revelou-se neste jovem Karateca que apesar de saber que poderia ter de combater com os melhores da equipe Japonesa, primeiros adversários da equipe nacional, não virou a cara a tal batalha e enfrentou de frente para ajudar o grupo debilitado. Um motivo de orgulho para a Wado bushikai . Com poucas hipóteses de Vitoria, contra adversários mais velhos, fortes e experientes, lesionado e em dificuldade, cansado, mesmo assim diz "presente!" na altura em que é necessário combater. Temos Guerreiro, se duvidas houvesse sobre isso... ;)

A equipe Japonesa, foi o primeiro adversários de Portugal, e infelizmente o ultimo, pois o Japão sagrou-se mais uma vez campeão do mundo em Kumite, mas mesmo reduzidos e diminuídos os Portuguêses mostraram a razão porque um pais tão pequeno chegou a ser uma potencia mundial em tempos, temidos em qualquer lugar do mundo.

O Japão venceu, sem que os Português tivessem sido capazes de mitigar desportivamente a sua superioridade.:(

No entanto a vitoria foi difícil para o Japão, pois os Português perderam mas de pé, de queixo levantado, tendo os Japoneses claudicado em todos os combates face ao espírito de combate Lusitano e ao receio da sua ferocidade. :mad:

 

No dia seguinte aos campeonatos, realizaram-se os exames técnicos para as várias graduações de Dan. Estiveram presentes cerca de 200 Karatecas de variadíssimas nacionalidades a submeterem-se a esta avaliação na esperança de serem promovidos dentro da Wado-Kai.

 

Duarte Silva foi aprovado para 1ºDan. A taxa de reprovação para esta graduação foi de cerca de 50% pelo que a sua aprovação atesta de que a qualidade técnica do ensino na Wado Bushikai está acima da média.

 

Artur Pinto & Marco Pinto foram ambos aprovados para o nível de 4ºDan tendo ainda obtido o titulo internacional de Instrutor reconhecido pela Federação de Karate Japonesa. A taxa de reprovação para este nível, foi de cerca de 60% tendo a maioria dos que se propunham perante o comité técnico da Wado-Kai, constituído pelos mais antigos e importantes instrutores da Wado-Kai, falhado no seu intento de serem promovidos dentro dos quadros técnicos da JKF-Wado Kai.

Artur Pinto & Marco Pinto passam desta forma a ter algumas das mais altas graduações a nível nacional da Wado-Kai e senão os únicos, dos muito poucos a terem realizado exames técnicos no Japão com aprovação.

Passam também a ser detentores de certificação internacional de instrutores de Karate Wado-Kai, sendo duas das quatro pessoas em Portugal a terem tal grau atribuido.

 

Todos os membros da Wado Bushikai foram aprovados em todos seus exames, tendo sido os únicos da comitiva portuguesa a serem aprovados.8)

 

Artigo por: Artur Pinto

 

Acompanhe a reportagem no Blog : A via da Harmonia

Categories: None

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments