Bushikai Institute of Martial Arts Members Area

Bushikai Institute of Martial ArtsMembers Area

News

view:  full / summary

Entrevista a Artur Pinto

Posted by Wado Bushikai on November 19, 2010 at 11:25 AM Comments comments (0)

O Artur Pinto Foi entrevistado pelo Jornal da Região da Amadora.

 

Vejam a entrevista. :) Dizem que ficou muito bem.... ;)

 

Entrevista ao Artur Pinto

Seminario Tecnico com Sensei Wataru Shibata

Posted by Wado Bushikai on November 19, 2010 at 11:22 AM Comments comments (0)

O Seminario com o Sensei Nash é já para a semana.

 

Contamos com todos. :D

 

Estagio internacional de 2010

Campeonatos do mundo Karate Jap?o Agosto de 2010

Posted by Wado Bushikai on September 17, 2010 at 4:05 AM Comments comments (0)

A Wado Bushikai integrou a comitiva da Wado-Kai Portugal ao Campeonatos do Mundo de Karate da Federação Japonesa de Karate Wado-Kai em Nagoya em 15 Agosto de 2010.

 

3 membros da Wado Bushikai, branch Oficial da Wado-Kai, foram convocados. Artur Pinto para Kumite equipe e Kumite individual -84kg, Marco Pinto para Kumite equipe e Kumite individual +84Kg e Duarte Silva para Juniores kumite individual e Kata individual. Cada um representado os seus Clubes, Associação Académica da Amadora, Benavente no Wado Bushikai e Queijas no Wado Bushikai, respectivamente.

 

Para alem desta participação também os 3 foram realizar exames de Dan perante o quartel General da Wado-Kai.

 

Na sua deslocação até ao objectivo, passariam pela lindíssima cidade de Kyoto, antiga capital do Japão feudal e tiveram oportunidade de conhecer melhor esta cidade. Sem duvida que quem espera conhecer o Japão tem de passar por Kyoto pois é um lugar onde se consegue sentir, o Japão que popula os sonhos e mitos de todos nós ocidentais. ;)

 

Os campeonatos foram pautados por um elevado número de participações de países de todo o mundo e o nível da competição foi elevado. As ambições Portuguesas eram reduzidas. A comitiva não dispôs de apoios suficientes para a na sua deslocação e alem disso os membros da Wado Bushikai foram com algumas lesões ainda em recuperação.:/

 

Apesar disso, a prestação, se não com resultados a nível de classificação, ficou marcada pelos vários elogios à combatividade e seriedade dos lutadores Portuguêses, que nunca desistiram, não tentaram enganar os árbitros, nem adoptaram nenhum esquema de competição para ganhar mais facilmente. Apenas Kumite, de forma nobre e verdadeira, com respeito pelos adversários mas demonstrando que estavam ali para dar luta séria a qualquer um e que em combate se bateriam sempre com honestidade e espiríto. Obsoletos, uma velha guarda, neste novo karate pipoca! :lol:Mas muitos dos "velhos" instrutores recordaram com saudade outros tempos, em que o Karate era para homens de barba rija e se combatia acima de tudo com honra e coragem. :roll:

 

Artur Pinto e Marco Pinto ficaram nos quartos-de-final das suas categorias. Duarte Silva ficou nos oitavos de Final na categoria de Kumite juniores, e nas eliminatórias de kata. Apesar de se ter batido muito bem e tendo em conta que esta foi a sua primeira participação num campeonato internacional.

Duarte foi ainda chamado a participar na equipe de Kumite Sénior pois a mesma dispunha de apenas 3 elementos, quando deveriam ser 5 mais dois suplentes, tendo demonstrado uma coragem e espiríto que são apanágio da wado bushikai. O espiríto de luta, em qualquer circunstancia e sobre qualquer situação, revelou-se neste jovem Karateca que apesar de saber que poderia ter de combater com os melhores da equipe Japonesa, primeiros adversários da equipe nacional, não virou a cara a tal batalha e enfrentou de frente para ajudar o grupo debilitado. Um motivo de orgulho para a Wado bushikai . Com poucas hipóteses de Vitoria, contra adversários mais velhos, fortes e experientes, lesionado e em dificuldade, cansado, mesmo assim diz "presente!" na altura em que é necessário combater. Temos Guerreiro, se duvidas houvesse sobre isso... ;)

A equipe Japonesa, foi o primeiro adversários de Portugal, e infelizmente o ultimo, pois o Japão sagrou-se mais uma vez campeão do mundo em Kumite, mas mesmo reduzidos e diminuídos os Portuguêses mostraram a razão porque um pais tão pequeno chegou a ser uma potencia mundial em tempos, temidos em qualquer lugar do mundo.

O Japão venceu, sem que os Português tivessem sido capazes de mitigar desportivamente a sua superioridade.:(

No entanto a vitoria foi difícil para o Japão, pois os Português perderam mas de pé, de queixo levantado, tendo os Japoneses claudicado em todos os combates face ao espírito de combate Lusitano e ao receio da sua ferocidade. :mad:

 

No dia seguinte aos campeonatos, realizaram-se os exames técnicos para as várias graduações de Dan. Estiveram presentes cerca de 200 Karatecas de variadíssimas nacionalidades a submeterem-se a esta avaliação na esperança de serem promovidos dentro da Wado-Kai.

 

Duarte Silva foi aprovado para 1ºDan. A taxa de reprovação para esta graduação foi de cerca de 50% pelo que a sua aprovação atesta de que a qualidade técnica do ensino na Wado Bushikai está acima da média.

 

Artur Pinto & Marco Pinto foram ambos aprovados para o nível de 4ºDan tendo ainda obtido o titulo internacional de Instrutor reconhecido pela Federação de Karate Japonesa. A taxa de reprovação para este nível, foi de cerca de 60% tendo a maioria dos que se propunham perante o comité técnico da Wado-Kai, constituído pelos mais antigos e importantes instrutores da Wado-Kai, falhado no seu intento de serem promovidos dentro dos quadros técnicos da JKF-Wado Kai.

Artur Pinto & Marco Pinto passam desta forma a ter algumas das mais altas graduações a nível nacional da Wado-Kai e senão os únicos, dos muito poucos a terem realizado exames técnicos no Japão com aprovação.

Passam também a ser detentores de certificação internacional de instrutores de Karate Wado-Kai, sendo duas das quatro pessoas em Portugal a terem tal grau atribuido.

 

Todos os membros da Wado Bushikai foram aprovados em todos seus exames, tendo sido os únicos da comitiva portuguesa a serem aprovados.8)

 

Artigo por: Artur Pinto

 

Acompanhe a reportagem no Blog : A via da Harmonia


Rss_feed